Sigam-nos no Facebook

quarta-feira, 10 de maio de 2017

23º Moto Rali do Moto Clube do Porto

21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop

8 e 9 de abril de 2017 


Faz agora um mês que estive na zona Oeste para participar no Moto Rali do Moto Clube do Porto. Não estava programado, mas quase à última da hora lá me inscrevi e rolei até à Cidade do Amor, Alcobaça.
 
Foto retirada de www.motoclubedoporto.pt
 
 
 
Antes de chegar ao Hotel Santa Maria, acontece a primeira queda da KLE nas minhas mãos. Tinha parado para fazer um xixi e comer um lanchinho que levava, e ao dar a volta numa rampa de caminho de terra, deixei o canhão tombar para o lado.. Assim que passou daquele determinado ângulo, já não soube segurar os 200kg da menina. Com calma (cheio de nervos) consegui levantá-la sozinho, e verificar que por sorte, por cair parada e em terra mole, nem um risco tinha feito! Mas mesmo assim fui até ao hotel a chamar nomes a mim próprio...
 
 
 
Mosteiro de Alcobaça
Feito o check-in, hora de ir até ao Restaurante Trindade reencontrar os companheiros fiéis a estas andanças e beber umas fresquinhas, porque a KLE já estava guardadinha na garagem do hotel.
 

 
 
 
 
 
 
 
A manhã chegou rápido e a azáfama crescia à volta da Câmara Municipal de Alcobaça, de onde partimos para a 1ªEtapa do motorali.
 
 
Aqui ficam algumas fotos da partida, onde reinava já a boa disposição que perdurou por todo fim-de-semana!
 

Equipa #12 - Os Amarelos


Aqui estou com o amigo Canha de Guimarães, lembram-se do "gajo de capacete laranja" - aqui está ele, sempre bem disposto!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Foto retirada de www.motoclubedoporto.pt
 


Começámos a contar as rotundas a partir dali, uns mais à frente, outros mais atrás.. Visitámos a Fábrica de Cerâmica da SPORVIL, o Monte de São Bartolomeu onde ainda hoje vive o Monge Xuxu, que medita sem cessar sob a presença de aromas ervanários de legalidade dúbia, dizem os entendidos!


Seguiu-se a visita ao Sítio da Nazaré, Nazaré e à futura sede do Moto Clube da Nazaré com paragem no Restaurante Paraíso do Coto, mas com o relógio a contar, cada um almoça na sua hora e a equipa 51 almoçou numa horinha e pôs-se ao fresco!
 














Na passagem pela Foz do Arelho, foi com muita nostalgia que encontrei a famosa Green Hill neste estado de ruína. Não foi surpresa, assim como não é surpresa quando passo na EN125 pelas ruínas da Horta 2. Mas estes espaços icónicos deixam marcas, a quem ouviu falar deles e a quem como eu ainda teve oportunidade de os conhecer e viver! Um brinde à Green Hill, à Horta 2, ao Bar & Bar e a muitos outros espaços de referência que marcaram gerações!



 
Seguindo viagem, chegámos às Caldas da Raínha, onde um bom pedaço da tarde foi passado no Parque Dom Carlos I. Por lá aprendemos como se fazem "os das Caldas", remámos pelo lago, conhecemos a Dora Mendes que nos explicou tudo sobre o Hospital Termal e não só, e ainda demos um saltinho ao museu do Ciclismo!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



A tarde seguiu com mais uns passeios pela Foz, pescaria de Musaranhos Mor (não apanhei nem um), Peniche, voltinha ao Baleal, jogos na praia e chegada ao Hotel Soleil debaixo de um nevoeiro de ar marítimo que apareceu de repente e sem avisar. Como o hotel tinha piscina interior, ainda fomos a banhos antes do jantar!
 
 
No dia seguinte conquistámos Peniche, a Papôa, Farol do Cabo Carvoeiro, um cafézinho na Associação de Motociclismo de Peniche, o Museu Renda de Bilros, a Fortaleza de Peniche com visita guiada até pela cela onde esteve preso Álvaro Cunhal! Com uma paragem para provar a famosa Ginja de Óbidos, percorremos ainda muitos outros sítios de grande interesse cultural e com a beleza típica deste nosso Portugal!

Foto-representação de um antigo sniper (amigo António Costa) a disparar na Fortaleza de Peniche
 


Foto retirada de www.motoclubedoporto.pt

Rendeira em ação no Museu Rendas de Bilros de Peniche









"Esguia mas saborosa" comentavam alguns

 
Foto retirada de http://amec-moto.blogspot.pt/


Foto retirada de http://amec-moto.blogspot.pt/

Foto retirada de http://amec-moto.blogspot.pt/
 
 
 
Em Atouguia da Baleia, no Touril, o jogo consistia em rebentar os balões presos no "touro". Ora, munido de duas valentes farpas, montado num valente cavalo, um homem da Moita não podia falhar! e não falhei! :-)

Troço em caravana até ao almoço de despedida no Restaurante Manjar de Óbidos
 


Lembrança aos participantes


O pódio ficou muito bem representado com Vitor Olivença no 1º lugar, seguido do João e Carla Krull e em 3º lugar Gualter Martins. O Team Jony da Moita arrebatou o 22º lugar, e com muita vontade de subir na tabela no próximo Moto Rali a realizar-se já este mês nos dias 27 e 28 em Alter do Chão organizados pelos amigos dos Motards do Ocidente!
 
Assim se passou um fim de semana espetacular composto por uma caravana de 67 motos e 106 pessoas que muito têm a agradecer à fantástica organização do Moto Clube do Porto, em particular a Germano Mateus, Alice, José Barros, Maria João, José Fial, Sérgio Correia, Nuno Freitas, Carlos Gomes, Fátima, Vasco Rodrigues, Nuno Trepa Leite, Paulo Ribeiro, Xana Pina, Jorge “Xuxu” Andrade e Cláudia.
 
Convido-vos a ver as fotos de quem sabe realmente "disparar", pois valem bem a pena!!
 
 
 
Foto de grupo retirada de www.motoclubedoporto.PT