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quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lisboa - Biarritz - Portimão 2/4

2ª Etapa :: Belmonte - San Sebastian


São 5h30 da manhã... ainda na cama, mas de olhos abertos e fresco que nem uma alface.. Bora, toca a levantar.. vamos invadir Espanha!! Umas bifaninhas para o caminho, àgua gelada no "camelback" e tanque cheio!
Etapa 2 :: Belmonte-San Sebastian

Inicialmente pensei em passar a fronteira em Vilar Formoso, mas depois achei uma estrada que passa pelo Sabugal muito mais atractiva, e a entrada em Espanha era feita por uma estradinha que não lembra a ninguém, mas lembrou-me a mim o tempo que se dava o "salto" para Espanha, histórias contadas pela minha avó que lá ia vender café e arroz, e comprava roupas para os irmãos todos.

Primeira paragem - Martín Yeltes
Deliniei o trajecto com base nas paragens que tinha de fazer para abastecer, ao todo foram quatro. A primeira foi em Martín Yeltes, a 123km. A KLE não tem indicador do nível de combustível, guio-me pelos kms de autonomia que rondam os 180-190, mas para primeiro ride do dia..achei que os 120km e entrada em Espanha já eram suficientes para a primeira paragem.





Tinha planeado partir às 8h mas saí com 40min de avanço! O Sol já ameaçava o frio, e logo acordou o turista..ora vejam o que eu vi!

Bomba Galp desactivada na N233 - Fez lembrar umas bombas em papel para montar 3D, que tinha em miúdo, dadas como brindes nos postos da Galp

Castelo das Cinco Quinas - Sabugal
Igreja Matriz de Santo Estêvão - Sabugal








Rodei um bocadinho dentro da cidade do Sabugal para encontrar a direção certa para Rendo/Nave/Alfaiates, mas só com ajuda me safei! Entrada em Espanha com direito a prova fotográfica, tinha deixado o meu país na primeira grande viagem com uma máquina de 20 e poucos anos.. havia algum receio no ar.. aí durante uns 2 segundos!
Abasteci na Cepsa da A-62 a preços muito convidativos, cerca de 10 euros para atestar. Estiquei as pernas e disse o meu primeiro "hola!" à menina da bomba. Estamos então em viagem..afinal isto é fácil, siga para Valladolid!

Atestei até à goela porque tinha pela frente 172km. Ia ficar à pele porque em autoestrada gasta bem mais que o normal.
Rodei entre os 120 e os 150 km/h, ora abaixado protegido pela viseira ora de costas direitas, sem nunca sentir dores no "sim sr"! A escolha de fazer um banco novo no estofador fora acertada, o Jovani fez um bom trabalho. Com o outro banco nem chegava à Caparica sem me lembrar que o banco era duro!

La Plaza de Toros de Valladolid en el Paseo de Zorrilla


Fernando Dominguez

Cheguei a Valladolid ainda com os 40min de avanço, abasteci logo à entrada e fui andando pelo Paseo de Zorrilla tirando as primeiras fotos por lá. Parei em frente à "Academia de Caballería" pronto a resolver o primeiro problema, o meu telemóvel não aceitava nenhuma rede, tinha de comprar um telemóvel novo e um cartão sim espanhol. Antes de olhar à volta e turistar fui até à Phone House, a Siomara não falava português ou inglês, eu não falava espanhol..mas lá nos entendemos! Bem, entretanto tinha menos 35euros para combustível mas problema resolvido! Tinha de avisar em casa que estava tudo bem antes que enviassem os batedores à minha procura!
Não só perdi o avanço que tinha, como me atrasei à pála do telefone espanhol! Tirei umas fotos e bebi una cerveza para relaxar, mas ainda faltavam mais de 300kms e já me sentia atrasado.


Aqui ficou estacionada a KLE - Academia de Caballería
Cervejinha no El Comandito Valladolid

Plaza de Zorrilla - KLE lá ao fundinho da foto!



Saio de Valladolid pelas 13h20 e já com menos bifanas do que quando entrei!


Mais autoestrada até Burgos onde parei perto da "Catedral de Burgos" e fui pedindo a outros turistas "una foto por favor"..

Catedral de Burgos (1)


Catedral de Burgos (2)


Rio Arlanzón

Arco de Santa María

Na bagagem troquei umas bifanas por uns ímans de frigorífico, e segui viagem. Não encontrei a bomba onde tinha previsto parar, decidi abastecer algures no caminho perdendo o controlo dos kms de autonomia.
Entre Burgos e Vitória o caminho faz-se pela N1 para evitar as portagens, muito trânsito, muitos camiões mas o mais perigoso de tudo, muito vento! Este foi o único susto de toda a viagem. Rodar a cerca de 130 km/h e sem avisar, senti uma mudança de ventos, foi como se tivessem acertado com um pontapé em cheio na lateral da mota! O coração disparou, o punho no acelerador..abrandou..e aí percebi onde estava, entre duas cadeias montanhosas repletas de moínhos eólicos! Abrandei durante uns kms até passar o susto e segue jogo para entrar no País Basco!!

A paisagem tinha mudado várias vezes desde que saí de Lisboa e agora a viagem era feita no sentido das montanhas, bem altas e que escondiam das coisas mais bonitas que já vi. Passar o desfiladeiro de Pancorbo, sem nunca ter ouvido falar nele, não sabia que existia e de repente depois de uma curva fico perante aquela estagnante passagem entre montanhas! Estagnante pois tive de parar logo de seguida para conseguir fotografar e admirar. O pensamento foi: "já valeu a pena!"


Desfiladeiro de Pancorbo (1)

Desfiladeiro de Pancorbo (2)





Abasteci algures na N1 a cerca de 30kms depois de Burgos, e outra vez na zona de Olazti, numa breve passagem pela região de Navarra. Esta estação de serviço estava repleta de portugueses, e um deles até me ajudou a pôr spray na corrente.. nós Portugueses, andamos sempre a jogar em casa!

De volta ao País Basco, sabia que estava a cerca de 60km do meu destino. A viagem estava a chegar ao fim. Como seria San Sebastian?
A melhor estrada tinha ficado para o fim..Aquele troço da A-1 foi espetacular, os dois sentidos a níveis diferentes serpenteavam as montanhas, ora por cima ora bem por baixo, grandes curvas, a grandes alturas e uma paisagem linda de se ver! Este cenário só podia acabar em bem, em San Sebastian.. Muito fácil de encontrar a albergaria onde ia ficar, e para lá chegar tive de passar pela praia! Fiquei logo de sorriso rasgado!
 

Albergaria Juvenil Ondarreta (1)

Albergaria Juvenil Ondarreta (2)

Bahia de la Concha

Cheguei a San Sebastian às 18h20, que na certa eram 19h20 pois ainda não tinha o relógio certo com a hora de Espanha. Depois de estacionar a máquina que bem merecia o descanso, e de me instalar no albergue fui dar uma voltinha pela praia para aproveitar as últimas horas de luz, comer qualquer coisa e não ir dormir "sem saber onde estava".




 
Quando entrei na parte histórica não esperava tanto movimento nocturno, muita gente nas ruas, nos bares, e por aqui só se bebia copos de vinhos brancos, tintos e rosés.
Estava derreado, os olhos fundos parecia que tinha levado dois murros, os músculos das pernas duros e a pedir cama. Então, bebi unas copas, fechei um bar :-) e voltei para o albergue.


O albergue onde fiquei custou-me 18eur por noite, e foi muito bom tendo em conta o que oferecia e a expectativa que levava. A camarata tinha 8 camas em 4 beliches mas nunca foi totalmente preenchida, e as pessoas que por lá passaram sempre muito silenciosas e com muito respeito pelos outros. O WC era no interior da camarata e com excelentes condições, oferecia privacidade e dois espaços grandes individuais para os duches. Muito bom! Tínha noutro piso uma cozinha comunitária, "- o que sujam, limpam! o que sobra dos cozinhados, fica para os próximos." Não aconselho a passar por lá depois da hora de jantar, aquilo nunca fica em grandes condições.
Mas os maiores pontos positivos deste alojamento são a proximidade da praia, e claro, o estacionamento para a mota!
Aqui ficam mais algumas fotos de San Sebastian...















 
 

Belmonte-Martín Yeltes :: 135km - 10,59€
Martín Yeltes-Valladolid :: 171km - 13,56€
Valladolid-N1 depois de Burgos :: 156km - 14,47€
N1 depois de Burgos-Olazti :: 141km - 11,08€


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